A bíblia intitulou o sexo como o pecado capital, o símbolo da curiosidade de Eva e da tentação de Adão, que conheceram a partir dali a luxuria, rompendo seu estado de infância.
Apesar dos múltiplos entendimentos dessa metáfora bíblica da criação, uma coisa é certa, o sexo esta presente em todos os tempos da história da humanidade, seja na Grécia ou na Roma antiga onde o culto ao corpo aflorava as relações sexuais à arte e aproximava os Deuses dos humanos; ou na França, onde, inspirada por contos eróticos, as meninas faziam sexo anal para não perder a virgindade e um bom casamento; nas restrições da igreja católica que davam um nó na cabeça das mulheres que eram educadas a permanecerem puras, e logo após o casamento, era obrigação consumá-lo e servir o seu marido. Pois bem, o sexo sempre esteve na moda, entre o tabu e arte.
Com os inscritos românticos, principalmente de Shakespeare, que inspiraram a idéia de amores acima de tudo, capazes de romper classes, e até a morte, que levava os garotos a se declinarem em versos e cantorias pelas suas amadas, o casamento perdeu mais seu caráter negocial e ganhou o atributo do amor. A pele, o lábio, os bustos, as pernas do ser amado era o objetivo do amante renascentista. Ganhou os homens e as mulheres, pois verifique que o grau de liberdade sexual caminha junto com a evolução da mente humana, da ciência e das artes.
Mas, o maior ganho no que tange ao sexo, foi das mulheres do século XX. Entre os anos de 90 a 00 as mulheres começaram a galgar cada vez mais a liberdade financeira e profissional, buscou igualdade e respeito, e impôs aos homens o seu “direito de gozar”. O que possivelmente vai transformar as próximas décadas nos anos das mulheres, que estão mais austeras e independentes. Mais vaidosas e atentas ao corpo e a feminilidade. Retomamos o ciclo do sexo como arte, porém, agora, quem dita são elas.
(Marcel C. da S. Evangelista)
terça-feira, 17 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quero discordar aqui :"A bíblia intitulou o sexo como o pecado capital, o símbolo da curiosidade de Eva e da tentação de Adão, que conheceram a partir dali a luxuria, rompendo seu estado de infância."
ResponderExcluirQnd na biblia fala que o " criador" criou o homem, e vendo ele que o " não é bom que o homem esteja só" , criou a mulher Eva, e logo ordenou que " crescesse e multiplicasse", ou seja : " transassem". Então não tem como esse ser o pecado Capital,O pecado está na desobediencia, e não no ato em si, Adão e eva pecaram por " de todas as arvores comam, exceto a do bem e do mau", e eles de todas resolveram desobedecer e comer a arvore, e alem disse, na Biblia expressa que a sepente diz : " será como o senhor; conhencedor do bem e do mau", eles desejaram ser igual a Deus e daí outro pecado: a Inveja e blablabla.
Esse conceito de PECADO CAPITAL, foi dado pelos " religiosos " e "falso moralistas", querendo mostrar-se " honroso" e " castos" e daí invetaram isso.. Mas é simplismente ler que ta na cara ou melhor : na letra!...
Logo no iniciozinho de gêneses tem lá...
Questãio de interpretação.. Lembrando tamb que na
época que foi imposto isso para sociedade, a biblia nao era aberta ao publico..
Só isso.. ^^
Ayala saady!